A dúvida mais comum de quem quer tentar a vida em terras lusitanas é se existem empregos para brasileiros em Portugal e quais profissões estão em alta para conseguir uma oportunidade. Antes de fazer as malas saiba como anda o mercado de trabalho por lá.
Portugal faz brilhar os olhos de quem está insatisfeito com a qualidade de vida e, principalmente, com o trabalho no Brasil. A vantagem de viver no país é que o custo de vida não é um dos mais altos da Europa, ou seja, você consegue alcançar um padrão de vida bom sem precisar ganhar muito.
O primeiro passo para trabalhar em Portugal sendo brasileiro é definir como será o seu processo de imigração e obter a autorização de residência. Você tem duas possibilidades: pelo visto de trabalho ou pela cidadania europeia.
Conseguir emprego em Portugal vai depender de vários aspectos. Desde a área de trabalho, a cidade onde você mora e, claro, a sua qualificação para se colocar no mercado. Algumas carreiras se mostram mais promissoras do que outras e existem também áreas em que faltam profissionais qualificados, o que indica boas oportunidades para estrangeiros.
Contabilidade, Finanças, Direito, Recursos Humanos, Logística e Construção Civil, Tecnologia da Informação (T.I), Marketing e Turismo são algumas áreas em alta de empregos para brasileiros em Portugal. A média salarial varia de acordo com o segmento e leva em conta o cargo no qual você está inserido. Lembrando que o salário mínimo em Portugal em 2023 é de 760€.
Apresentamos os principais cargos para quem pretende ingressar no mercado de trabalho português. Confira!
Contabilidade e Finanças: Controlador Financeiro, Controller de Gestão, Diretor Financeiro.
Bancos e Seguros: Analista de Risco, Private Banker (o mesmo que um Gerente de Contas Bancárias), Gestor Comercial.
Direito: Advogado Interno, Advogado Especializado.
Recursos Humanos: Diretor de RH, Técnico de RH.
Indústria, Logística e Construção Civil: Diretor de Logística, Diretor de Manutenção, Diretor de Operações, Técnico de Assistência Técnica.
Tecnologia da Informação (T.I): Programador, Desenvolvedor Mobile, Especialista em Business Intelligence, Especialista em Big Data e Machine Learning, Especialista em Segurança.
